20 maio 2015

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Letramento na educação infantil: considerações sobre o processo

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é de fundamental importância para as crianças ampliarem suas possibilidades de imersão e participação nas práticas sociais. Dessa forma, têm a necessidade de estarem próximas às pessoas, interagindo e aprendendo com elas de forma que possam compreender e participar no seu ambiente. Tais interações e formas de comunicações proporcionam às crianças, além da segurança para se expressar, a descoberta de diferentes gêneros culturais.

Uma criança que compreende quando o adulto lhe diz “olha o que a fada madrinha trouxe hoje!” está fazendo uma relação com um texto escrito, o conto de fadas: assim, ela está participando de um evento de letramento (porque já participou de outros, como o de ouvir uma historinha antes de dormir); também está aprendendo uma prática discursiva letrada, e, portanto, essa criança pode ser considerada letrada, mesmo que ainda não saiba ler e escrever. (KLEIMAN, 1995, p. 18).

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 117), a educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado, pelas crianças.

12 maio 2015

LETRAMENTO

Uma estudante norte-americana, de origem asiática, Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema:

O QUE É LETRAMENTO? 

Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
 não é treinamento repetitivo
 de uma habilidade,
 nem um martelo
 quebrando blocos de gramática.
 Letramento é diversão
 é leitura à luz de vela ou lá fora,
 à luz do sol.
São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
 uma lista de compras, recados colados na geladeira,
 um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
 de velhos amigos.
 É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
 com personagens,heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito,caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
 para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
 e de tudo que você pode ser.

O poema mostra que letramento é muito mais que alfabetização. Ele expressa muito bem como o letramento é um estado, uma condição: o estado ou condição de quem interage com diferentes portadores de leitura e de escrita, com diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita, com as diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham na nossa vida. Enfim: letramento é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita.

03 maio 2015

DANÇANDO,REPRESENTANDO E CANTANDO- AGII -III A (MISTO)



       Cantando, dançando e representando, a turminha do AGII-III A, brincou de coelhinho...com o monitor Ederson.



 
Para os pés confeccionaram um lindo
coelhinho!!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







Na hora da roda, a conversa foi animada....a professora Márcia Vilaça contou histórias, cantou  músicas, trocou experiências....