18 maio 2013

Horta Infantil - para uma atitude sustentável

Galerinha, aproveitando a fala do Eng. Agrônomo Osmar que foi na nossa escola na quarta-feira conversar e apresentar um projeto para que possamos dar andamento no nosso Projeto de Horta Infantil, aqui temos vários exemplos de como é possível realizar a horta com garrafas pets e montar canteiros que não precisem de mão de obra especializada nem demandam dinheiro.

Pode ser uma alternativa caso a escola não tenha verba para comprar os materiais que o Osmar pediu para construir os canteiros e nos dá tempo para nos organizarmos melhor quem sabe para no segundo semestre realizar as obras com calma e até fazer uma formação com ele para tirarmos todas as dúvidas.

Vejam as ideias e digam o que vocês acharam?

Esta é uma ideia de horta suspensa, as garrafas são cortadas no meio e perpassadas por um fio de náilon ou barbante. Ela pode ficar na parede do solário amarrada nas grades das janelas ou pode ser feita no jardim de inverno (pra ver se traz alguma vida pra aquele espaço).




Esta daqui também corta-se o meio, mas, fica no chão colando as tampinhas debaixo da garrafa para dar sustentação. Também é uma boa ideia. Dá pra colocar algumas na entrada e plantar flores. Acho que ficaria lindo!




Outra ideia bacana também com as pets no chão cortadas no meio. Essa é a ideia mais simples e fica bem legal. Cada criança pode ter sua garrafa e ao invés de colher e fazer salada no final e comer na escola, pode-se plantar chás ou até mesmo legumes/verduras, mas a criança leva a garrafa com sua plantinha para casa e divide com a família na hora de comer.




Aqui é um exemplo de canteiro, propriamente dito, feito com pets. Eles não coloridos como os que o Osmar mostrou pra nós, mas, daí cada um faz do jeito que achar mais interessante para sua turma. Fica bonito e organizado e não tem custo com materiais, pois as pets as crianças trarão de casa.




Espero que estas ideias ajudem vocês na realização do projeto Horta de cada turminha do Cemei.
Até mais.

11 maio 2013

Le Petit Prince - série fotográfica


Le Petit Prince é uma série tocante criada pelo fotógrafo esloveno Matej Peljhan, que retrata um menino de 12 anos, chamado Luka, fazendo coisas que ele adoraria fazer na vida real, mas que não pode por causa de uma distrofia muscular que vai progressivamente enfraquecendo os seus músculos e ossos com o tempo.
Apesar de, na vida real, Luka só poder fazer movimentos com os dedos para operar sua cadeira de rodas elétrica e desenhar, nesse projeto fotográfico, ele pode se ver mergulhando, dançando, andando de skate, entre outras. 

Lindo e comovente!!!

12-1


12-2

1203


simplesmente, me emocionei!!!

10 maio 2013

Ensaio Fotográfico - Echolilia: Sometimes I Wonder

Fotógrafo Timothy Archibald encontrou uma maneira de trazer mais alegria à vida de seu filho e a sua própria. Ele clicou seu filho, Eli, que é autista, em seu cotidiano. Brincando, sonhando, descobrindo... Tal como ele é, ao contrário de vários pais que querem que o(a) filho(a) saia sorrindo e sempre bem nas fotos.

As fotos foram todas roubadas, pois, Eli, não se concentra em uma mesma atividade por mais de alguns minutos.

O resultado é uma série linda e comovente de belos retratos de Eli.

 TimothyArchibald_Eli2


TimothyArchibald_Eli3


TimothyArchibald_Eli4

TimothyArchibald_Eli5

TimothyArchibald_Eli6

TimothyArchibald_Eli7


TimothyArchibald_Eli8

TimothyArchibald_Eli9

TimothyArchibald_Eli10

au-1


LINDO!!

07 maio 2013

Reportagens Especiais

Galerinha, tudo bem? A Revista Mente & Cérebro lançou há três anos uma edição especial em 4 volumes sobre a "Mente do Bebê". Todo o processo de formação do cérebro, da personalidade, particularidades do desenvolvimento, aquisição da linguagem e demais aprendizados do bebê. É super interessante.



Aqui está o link da revista para quem se interessar poder acessar. Tem como baixar o conteúdo da revista e também pedir os 4 volumes para que cheguem na sua casa. Vale Muito a pena tanto para quem trabalha diretamente com os pequenos, como para quem trabalha com faixas etárias maiores para entendermos como funciona o processo de cognição das crianças. Também traz temas polêmicos como sexualidade, aquisição da linguagem verbal e o papel da escola na formação social e intelectual das crianças pequenas.

http://www2.uol.com.br/vivermente/mentedobebe/

Boa leitura e boa noiteeeeee!!! Bjoks.

Tema: Limites na Educação Infantil

Pessoal, pesquisando na net, encontrei alguns artigos sobre o tema "Limites".
Alguns sites onde vocês podem encontrar textos:

1 - Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca.shtml?cx=013641630648223716833%3Aptvgwbjonle&ie=UTF-8&q=crian%C3%A7a%2C+adolescente%3A+compportamento&sa=

2 - Este texto da Puc do Paraná é bem interessante.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-422-04.pdf

3 - Encontrei este texto no blog universo da libelula.
http://universodalibelula.blogspot.com.br/2010/02/crianca-birrenta-e-os-limites-na.html

Se encontrarem dicas de livros e demais pesquisas e textos mandem para nosso e-mail.

Bjuss e boa leitura.

Atividade de artes com bebês

Arte com nossos pequenos artistas do Agrupamento I. Pintura em lençóis com tinta guache (não tóxica).  Eles pintaram e bordaram a vontade! Mega divertido!!!





Bagunça, diversão e muita aprendizagem!!! :))

05 maio 2013

Dicas de Leitura

Pra quem tá curtindo o final de semana aí vão algumas dicas de leitura Infantil (que bem servem para os adultos também)!!!

1 - Fico à espera - David Cali e Serge Bloch da Cosacnaify




2 - A casa sonolenta - Audrey Wood e Don Wood da  ed.Ática




3 - Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo - William Joyce da Rocco pequenos Leitores


* Este livro virou filme de Curta-Metragem e foi vencedor do Oscar de 2012.


4 - Wave - Susy Lee da Chronicle Books (possui versão em português "A Onda")




5 - There was an old lady who swallowed a fly - Jeremy Holmes da Chronicle Books (não tem versão em português, mas é lindoooo!!)

 

6 - L´amoureu - Gautier Languereau e Rébecca Dautremer da Ed. Europa (sem versão em português)




7 - The tale of Peter Rabbit - Beatrix Potter da Chronicle books




8 - Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles da Global Editora


9 - Bárbaro - Renato Moriconi da Companhia das letrinhas




10 - A árvore generosa - Shel Silverstein da Cosacnaify



11 - Minha mãe tem visão de Raio-X - Angela McAllister e Alex T. Smith




Todos esses livros são indicados para todas as idades. Os livros "A onda" e "Bárbaro" não possuem diálogos, não há linguagem verbal, apenas visual o que amplia os horizontes para se contar a história e descobrir o que se passa.

Bom por enquanto são estas as dicas, um livro mais lindo que o outro!! Boa Leitura!!