18 maio 2013

Horta Infantil - para uma atitude sustentável

Galerinha, aproveitando a fala do Eng. Agrônomo Osmar que foi na nossa escola na quarta-feira conversar e apresentar um projeto para que possamos dar andamento no nosso Projeto de Horta Infantil, aqui temos vários exemplos de como é possível realizar a horta com garrafas pets e montar canteiros que não precisem de mão de obra especializada nem demandam dinheiro.

Pode ser uma alternativa caso a escola não tenha verba para comprar os materiais que o Osmar pediu para construir os canteiros e nos dá tempo para nos organizarmos melhor quem sabe para no segundo semestre realizar as obras com calma e até fazer uma formação com ele para tirarmos todas as dúvidas.

Vejam as ideias e digam o que vocês acharam?

Esta é uma ideia de horta suspensa, as garrafas são cortadas no meio e perpassadas por um fio de náilon ou barbante. Ela pode ficar na parede do solário amarrada nas grades das janelas ou pode ser feita no jardim de inverno (pra ver se traz alguma vida pra aquele espaço).




Esta daqui também corta-se o meio, mas, fica no chão colando as tampinhas debaixo da garrafa para dar sustentação. Também é uma boa ideia. Dá pra colocar algumas na entrada e plantar flores. Acho que ficaria lindo!




Outra ideia bacana também com as pets no chão cortadas no meio. Essa é a ideia mais simples e fica bem legal. Cada criança pode ter sua garrafa e ao invés de colher e fazer salada no final e comer na escola, pode-se plantar chás ou até mesmo legumes/verduras, mas a criança leva a garrafa com sua plantinha para casa e divide com a família na hora de comer.




Aqui é um exemplo de canteiro, propriamente dito, feito com pets. Eles não coloridos como os que o Osmar mostrou pra nós, mas, daí cada um faz do jeito que achar mais interessante para sua turma. Fica bonito e organizado e não tem custo com materiais, pois as pets as crianças trarão de casa.




Espero que estas ideias ajudem vocês na realização do projeto Horta de cada turminha do Cemei.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário