15 abril 2014

Reportagem: A importância da rotina na educação infantil

Uma reportagem muito legal e interessante que aponta para os benefícios e importâncias da rotina na educação infantil.

Getty Images - Thinkstock

Na rotina com as crianças pequenas, devemos garantir cotidianamente momentos diversificados de exploração dos vários aspectos e sentidos, mas antes disso, a rotina em si é ponto crucial para que a criança se sinta segura e compreenda que ficará por determinado período na escola e que depois reencontrará seus pais ou familiares, podendo controlar sua ansiedade e medo de separa-se deles antes mesmo de ter uma noção de tempo propriamente dita.
Uma sequência repetida e constante de propostas e ações dá à criança a possibilidade de prever e de alguma forma se sentir no controle do que vai acontecer com ela etapa por etapa, tranquilizando-se desta maneira.
Na escola em que trabalho, a rotina se divide em cinco partes que se repetem diariamente com variações em seu conteúdo, mas mantendo a forma principal. Recebemos as crianças no parque de areia, momento prolongado em que eles exploram fisicamente o espaço através de brincadeiras simbólicas espontâneas ou dirigidas. Depois disso, entramos em sala para lavar as mãos e tomar lanche.
Os processos são prolongados e esta etapa é fonte de aprendizagem sobre a higiene e alimentação. No lanche, as crianças observam, trocam, experimentam e se responsabilizam por sua lancheira, lixo, banco e em seguida vão para a roda. Em roda, as crianças folheiam livros, conversam, contam novidades, introduzimos projetos, combinados, eventos, alguns jogos e brincadeiras e lemos diariamente histórias, poesias e parlendas. A música perpassa todos os momentos da rotina: cantamos com eles no parque, em brincadeiras de roda, durante algumas leituras e a musicalidade surge trazida por nós ou por eles constantemente.
Depois da roda é o momento das brincadeiras em que cabem as rodas tradicionais como "corre cotia" e "roda roda", mas também os cantos simbólicos como casinha com bonecas, brincadeiras de encaixe com blocos de madeira ou lego, carrinhos, médico, brincadeiras de exploração corporal com colchões, túneis, cabanas e música e os jogos de mesa como dominó, quebra-cabeças, memória e lince. Finalmente, propomos a atividade plástica em que oferecemos diversos tipos de material gráfico, de colagem, pintura e modelagem. A exploração é varia muito em sua apresentação e manejo. Pode ser individual, em duplas, grupos, coletiva, e pode se dar em pé, sentado, deitado, com uso de diversos instrumentos e suportes desde papel, a parede, o chão até o próprio corpo das crianças como suporte de pintura em uma exploração sensorial das tintas.
Dentro da rotina o que está em primeiro lugar é o cuidado básico dos pequenos: alimentação, sono, higiene e segurança, sempre implicando-os nestes processos para que passem aos poucos a conseguir compreender a importância de se responsabilizarem por estas etapas: cuidar de si, de seus amigos e de seus pertences. Ainda assim, há espaço para a exploração de seus sentidos e principalmente da formação do grupo que vai se conhecendo cada vez melhor através de conversas, da convivência com o outro e da interação constante que não vem livre de conflitos, muito pelo contrário. E são os conflitos e suas resoluções que os fazem aprender mais sobre como se relacionar com cada um e sobre si mesmos em cada situação que enfrentam, sempre com nossa ajuda.
As experiências propostas estão sempre sendo repensadas de acordo com cada grupo e cada momento pelo qual estão passando e vai se adaptando através do interesse e envolvimento deles. Cada passo dado no planejamento é flexível e pode se transformar para fazer mais sentido para todos.
 

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