Dicas de leitura para pais
e familiares de crianças maiores
Fale com seu filho sobre
as coisas de casa e da escola. Aponte os detalhes. Peça a ele(a) para lhe
contar como foi o dia na escola. Motive-o a lhe explicar algo que fez,
desenhou, brincou, jogou.
Assinale a conexão entre
palavras e sons. Diga algo como “João, a palavra jogo começa com o mesmo som
do seu nome”. João e jogo começam com “Jo”.
Cante canções, leia
livros de poesia infantil, diga travalínguas e recite versinhos divertidos.
Eles ajudam as crianças a ficarem atentos e a perceberem os diferentes sons
das palavras.
Faça ligações entre a vida
cotidiana e o que seu filho lê. Se vocês estão lendo um livro sobre animais,
relacione-o com os bichos vistos na visita ao zoológico, no sítio, na casa de
um vizinho ou parente.
Diga, por exemplo,
“Gosto de brincar de rimas. Que palavra rima com meu nome. Será que barcos
rimam com Marcos? Será que árvore rima com Marcos?”
Leia o livro favorito do
seu filho mil vezes. Quando começar a ler, faça pausas e pergunte a seu filho
o que está acontecendo (ou o que irá acontecer).
Leia expressando os
sentimentos dos personagens, leia triste o que é triste, alegre o que é
alegre, com medo o que dá medo. Alterne as vozes, fale grosso ou fininho.
Faça de modo mais divertido.
Faça com que seu
filho(a) trace letras com o dedo e diga o som da letra. Faça isso no papel,
na areia, no prato de açúcar. Tenha papel e giz de cera para que seu filho(a)
escreva. Escrevam junto algo especial, dizendo os sons.
Fale sobre as palavras
escritas que se encontram perto de vocês, em casa, nas embalagens, nos
brinquedos, ou quando saírem, na rua, no supermercado, no posto de saúde, no
parque.
Ajude seu filho ou filha
a aprender o nome das letras e os respectivos sons de cada uma. Faça disso um
jogo, diga “Estou pensando numa letra que faz o som de mmmmmmmm”.
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12 maio 2014
DICAS DE LEITURA
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