Apresentações no sábado (5), às 20h, e domingo (6), às 11h, terão regência de Elena Herrera, com participação de Clarissa Severo de Barboa na percussão
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta o sexto concerto da Temporada Oficial 2014 neste fim de semana, dias 5 e 6 de julho, no teatro Municipal José de Castro Mendes.
As apresentações contam com a participação especial da professora e coordenadora do departamento de percussão no Conservatório de Le Mans (Paris) e mestre em percussão na East Carolina University, Clarissa Severo de Barboa (foto), e regência de Elena Herrera, diretora geral da Ópera de Cuba e membro da Academia de Artes e Música do Brasil.
Ao todo, serão apresentadas quatro composições de Joaquin Turina, Rodrigo Morte, Ney Rosauro e Jean Sibelius. O programa abre com a obra de Turina, “La Procesión del Rocio”, que está estruturada em duas partes. A primeira, Triana em festa, é bastante animada e descreve a chegada da multidão que se reúne para acompanhar a procissão. A segunda parte é La Procesión e apresenta um solo de flauta e percussão. O elemento religioso é representado por um expressivo coral que se inicia pelos violoncelos e é tomado por toda a orquestra, incluindo sinos no clímax da procissão. Os trompetes apresentam uma marcha de celebração até que a procissão se afasta. Mas a festa recomeça dando conclusão à peça.
Neste programa será apresentada ainda "Variações sobre um Acalanto", do compositor Rodrigo Morte, diretor da Sinfônica de Campinas, no qual traz variações inspiradas em ritmos brasileiros, ora vibrante e intenso, ora tranquilo e sereno.
Já o compositor Ney Rosauro utiliza elementos do folclore brasileiro como base das composições, de acordo com a historiadora Lenita Nogueira. A peça recebeu alguns arranjos, entre eles um para conjunto de sopros realizado por Rodrigo Morte, acompanhado do próprio compositor com destaque para o nordeste brasileiro. O primeiro movimento representa a luta constante do povo das regiões secas do nordeste brasileiro. O segundo é baseado na canção folclórica brasileira Tutú Marambá e descreve uma criança que adormece. O movimento final, inspirado pela observação do sol emoldurado pelas formações de pedra do Arpoador no Rio de Janeiro, descreve uma revoada de gaivotas.
Por último, a composição do finlandês Sibelius, conforme a historiadora, não se restringe à música nacionalista, embora seja baseada em lendas e mitos de seu país e que tanto se destacou em algumas de suas obras. Esta sinfonia foi um sucesso imediato quando estreou na Finlândia, em 1902. Apesar disso, demorou algum tempo para que se tornasse a mais popular de suas sinfonias fora da Escandinávia, à parte de discussões sobre ser ou não uma obra em que enaltece o nacionalismo.
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes. Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial. (19) 3272-9359
Data: 5 e 6 de julho
Horários: sábado, 20h; domingo, 11h
Valores: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos), R$ 8,30 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida) e R$ 4,10 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino)
As apresentações contam com a participação especial da professora e coordenadora do departamento de percussão no Conservatório de Le Mans (Paris) e mestre em percussão na East Carolina University, Clarissa Severo de Barboa (foto), e regência de Elena Herrera, diretora geral da Ópera de Cuba e membro da Academia de Artes e Música do Brasil.
Ao todo, serão apresentadas quatro composições de Joaquin Turina, Rodrigo Morte, Ney Rosauro e Jean Sibelius. O programa abre com a obra de Turina, “La Procesión del Rocio”, que está estruturada em duas partes. A primeira, Triana em festa, é bastante animada e descreve a chegada da multidão que se reúne para acompanhar a procissão. A segunda parte é La Procesión e apresenta um solo de flauta e percussão. O elemento religioso é representado por um expressivo coral que se inicia pelos violoncelos e é tomado por toda a orquestra, incluindo sinos no clímax da procissão. Os trompetes apresentam uma marcha de celebração até que a procissão se afasta. Mas a festa recomeça dando conclusão à peça.
Neste programa será apresentada ainda "Variações sobre um Acalanto", do compositor Rodrigo Morte, diretor da Sinfônica de Campinas, no qual traz variações inspiradas em ritmos brasileiros, ora vibrante e intenso, ora tranquilo e sereno.
Já o compositor Ney Rosauro utiliza elementos do folclore brasileiro como base das composições, de acordo com a historiadora Lenita Nogueira. A peça recebeu alguns arranjos, entre eles um para conjunto de sopros realizado por Rodrigo Morte, acompanhado do próprio compositor com destaque para o nordeste brasileiro. O primeiro movimento representa a luta constante do povo das regiões secas do nordeste brasileiro. O segundo é baseado na canção folclórica brasileira Tutú Marambá e descreve uma criança que adormece. O movimento final, inspirado pela observação do sol emoldurado pelas formações de pedra do Arpoador no Rio de Janeiro, descreve uma revoada de gaivotas.
Por último, a composição do finlandês Sibelius, conforme a historiadora, não se restringe à música nacionalista, embora seja baseada em lendas e mitos de seu país e que tanto se destacou em algumas de suas obras. Esta sinfonia foi um sucesso imediato quando estreou na Finlândia, em 1902. Apesar disso, demorou algum tempo para que se tornasse a mais popular de suas sinfonias fora da Escandinávia, à parte de discussões sobre ser ou não uma obra em que enaltece o nacionalismo.
Serviço:
Concertos - Orquestra Sinfônica Municipal de CampinasLocal: Teatro Municipal José de Castro Mendes. Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial. (19) 3272-9359
Data: 5 e 6 de julho
Horários: sábado, 20h; domingo, 11h
Valores: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos), R$ 8,30 (professores das redes municipal e estadual de ensino e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida) e R$ 4,10 (estudantes da rede municipal e estadual de ensino)
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