08 abril 2014

Músicas de ninar para os pequenos

Pessoal, tem um projeto europeu que traz canções de ninar do mundo inteiro e o objetivo deste projeto intitulado 'Lullabies of the World' é compilar uma antologia das mais belas canções de ninar internacionais em CD e portal com partituras.

Lullabies of the World

Você sabia que existem muitas semelhanças estruturais, melódicas, rítmicas e harmônicas entre as canções de ninar espalhadas pelo mundo, do Japão a Portugal, da Grécia à Turquia e à Índia? É claro que, além do exotismo que as separa naturalmente pela instrumentação e as línguas muito diversas entre si, a maneira de cantar também é diferente. Em algumas culturas, escreve Inge Cordes em ótimo  texto no encarte, a voz soa anasalada. Há diferenças nas escalas em que as canções se baseiam. "Em muitos casos, a ordem dos tons e semitons não corresponde às escalas maior e menor convencionais da música europeia". A música do leste asiático, da África e do sul do Pacífico, por exemplo, é baseada em escalas pentatônicas, ou seja, de cinco notas. Usam-se até intervalos de quarto de tom, característica da música oriental que também apresenta uma rica ornamentação. "Nas ilhas Solomon e na Nova Guiné, canções de ninar só são permitadas às mulheres".

"Sabemos", escreve Inge Cordes, "que há uma intensa comunicação vocal entre os pais e seus filhos muito pequenos que ainda não sabem falar". Quase intuitivamente, os pais produzem murmúrios e sons que parecem estranhos e sem sentido para terceiros, mas que os bebês captam e reagem a eles. Cordes diz coisas muito interessantes sobre a relação pais-filhos na comunicação pré-linguística: "Os pais falam cada mais vez agudo e produzem gestos vocais e certos contornos melódicos com mensagens emocionais para os bebês. Um intervalo de terça descendente, por exemplo, como o do cuco, é usado para chamar a atenção da criança; um contorno melódico ascendente a convida para brincar. Desenhos melódicos descendentes são usados para acalmar o bebê quando eufórico e excitado".

Tudo isso aparece na maior parte das canções de ninar de todas as latitudes do planeta. É o que oferece um projeto interessantíssimo chamado VOICE - Visão inovadora para  a música coral na Europa, idealizado pela Associação Coral Europeia, a Europa Cantat, em cooperação com a gravadora e editora alemã Carus. A ideia original é disponibilizar a quem se interessar as canções de ninar dos países do Velho Continente e dos imigrantes que lá estão radicados. Em português, só uma canção, de Portugal. Pelo volume de brasileiros radicados na Europa, mereceríamos sem dúvida estar presentes na antologia. Quem sabe num segundo CD...

Canções de Ninar do Mundo Inteiro acaba de ser lançado no mercado internacional pela Carus. É uma daquelas fascinantes aventuras que todos devem compartilhar: pais e mães pela emoção de perceber como há pontos comuns no modo como as canções de ninar embalam o sono e os sonhos dos pequenos; e também quem não tem filhos com certeza também vai se emocionar.

No mundo inteiro, milhões de mães, pais e avós colocam suas crianças para dormir por meio do ritual de canções que tranquilizam os bebês e crianças pequenas. O costume existiu em todas as culturas, desde os primórdios da humanidade. E, ao que tudo indica, é uma das marcas humanas fundamentais o gesto de acalentar os filhos até que peguem no sono, dando-lhes o duplo sentimento de segurança e profundo afeto.

O objetivo do projeto que agora virou CD é compilar uma antologia das mais belas canções de ninar internacionais. O folheto que acompanha o CD – no caso do download, é um booklet digital – contém flagrantes belíssimos de grandes fotógrafos como Steve McCurry, além de um ensaio consistente sobre o tema e todas as letras das canções na língua original e em traduções para o alemão e o inglês. Todas as canções são oferecidas em partituras, reproduções sonoras e guia de pronúncia no site lullabiesoftheworld.org.

Faixas:

1. Baju, bajuschki, baju - Rússia
2. Fais dodo - França
3. Hine e hine - Nova Zelândia
4. All the pretty little horses - América do Norte
5. Aija, žužu - Letônia
6. Yalla tnam Rima - Líbano
7. Csija buja - Hungria
8. Guten Abend, gut Nacht - Alemanha
9. Nani tou riga to pedi - Grécia
10. Dandini dandini dastana - Turquia
11. Thula baba - África do Sul
12. Itsuki no Komori-uta - Japão
13. Jasoda Hari palne - Índia
14. Gjendines badnlat - Noruega
15. Dorme, dorme, meu menino - Portugal
16. Hraju na Maru - Morávia
17. Akna Oror - Armênia
18. Dal a, dal a - Coreia
19. Der Mond ist aufgegangen - Alemanha
20. Arrorro - Espanha / Ilhas Canárias
21. Fate la nanna coscine di pollo - Itália
22. Tuu, tuu, tupakkarulla - Finlândia
23. Shlof main fegele - Israel
24. Slaap, kindje slap - Bélgica
25. Yue er ming - China

Onde comprar:

Amazon
CD Universe
 
Para ouvir as canções acessem o link abaixo e coloquem seus filhotes para ninar com estas lindas músicas do mundo!
 
 
Bons sonhos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário