12 maio 2014

DICAS DE LEITURA

                     Dicas de leitura para pais e familiares de crianças maiores

  1. Converse sempre com seu filho(a).
Fale com seu filho sobre as coisas de casa e da escola. Aponte os detalhes. Peça a ele(a) para lhe contar como foi o dia na escola. Motive-o a lhe explicar algo que fez, desenhou, brincou, jogou.
  1. Use o nome de seu filho ou filha.
Assinale a conexão entre palavras e sons. Diga algo como “João, a palavra jogo começa com o mesmo som do seu nome”. João e jogo começam com “Jo”.
  1. Diga travalínguas ou versinhos divertidos.
Cante canções, leia livros de poesia infantil, diga travalínguas e recite versinhos divertidos. Eles ajudam as crianças a ficarem atentos e a perceberem os diferentes sons das palavras.
  1. Vivam o que lêem.
Faça ligações entre a vida cotidiana e o que seu filho lê. Se vocês estão lendo um livro sobre animais, relacione-o com os bichos vistos na visita ao zoológico, no sítio, na casa de um vizinho ou parente.
  1. Joguem com rimas.
Diga, por exemplo, “Gosto de brincar de rimas. Que palavra rima com meu nome. Será que barcos rimam com Marcos? Será que árvore rima com Marcos?”
  1. Leia uma e outra vez, e mais outra vez...
Leia o livro favorito do seu filho mil vezes. Quando começar a ler, faça pausas e pergunte a seu filho o que está acontecendo (ou o que irá acontecer).
  1. Leia com expressividade.
Leia expressando os sentimentos dos personagens, leia triste o que é triste, alegre o que é alegre, com medo o que dá medo. Alterne as vozes, fale grosso ou fininho. Faça de modo mais divertido.
  1. Trace e diga letras.
Faça com que seu filho(a) trace letras com o dedo e diga o som da letra. Faça isso no papel, na areia, no prato de açúcar. Tenha papel e giz de cera para que seu filho(a) escreva. Escrevam junto algo especial, dizendo os sons.
  1. Mostre coisas escritas, no cotidiano.
Fale sobre as palavras escritas que se encontram perto de vocês, em casa, nas embalagens, nos brinquedos, ou quando saírem, na rua, no supermercado, no posto de saúde, no parque.
  1. Fale sobre as letras e os seus sons.
Ajude seu filho ou filha a aprender o nome das letras e os respectivos sons de cada uma. Faça disso um jogo, diga “Estou pensando numa letra que faz o som de mmmmmmmm”.









Nenhum comentário:

Postar um comentário